Atributos de Mestria: o que são?
Podemos chamá-los de virtudes?
Virtude é uma qualidade moral, positiva de um indivíduo. É a disposição de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação que nos leva para o caminho do bem.
Um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e a vontade humana.
O livro “A República”, de Platão, e muito da obra filosófica de Aristóteles, determinou o que era chamado de Quatro Virtudes Cardeais: PRUDÊNCIA , JUSTIÇA, FORTALEZA E TEMPERANÇA.
Prudência ou Sabedoria
A sabedoria é o desenvolvimento da compreensão e é considerada a mais importante das quatro virtudes cardeais. Habilidade de saber e discernir entre o que é certo e o que é errado.
Justiça
É a busca pelo bem comum, sobrepondo-se às necessidades individuais. Quem é justo concede prontamente às pessoas o que lhes é de direito e com boa vontade.
Fortaleza
Trata-se de força de caráter. O objetivo da fortaleza é remover o que estaria no caminho da justiça.
Temperança
É a moderação atingida através do autocontrole e da maturidade. A habilidade de exercer o controle e limitar a indulgência em todos os prazeres. Controlar o próprio instinto por coisas mundanas era considerada um sinal de virtude.
Essas virtudes cardeais foram definidas por Platão como capacidades da nossa alma. Ele já dizia naquela época que a alma humana teria inúmeras funções e a sua capacidade de cumpri-las eram suas virtudes.
Uma ação virtuosa está relacionada com o domínio dos desejos egoístas em prol do respeito à vida coletiva, ou seja, bem maior de todos.
Mas temos outro olhar para os atributos que vai além da palavra virtude. Em uma visão mais contemporânea, Peggy Phoenix Dubro nos ensina que Atributos de Mestria são aspectos divinos de nós mesmos que podem ser conscientemente evoluídos através do conhecimento e prática em nosso cotidiano.
Já é tempo de saber que possuímos outros corpos além do nosso físico, e temos uma Matriz Holográfica Divina, um corpo luminoso em interface com muitas dimensões.
Somos todos feitos imagem e semelhança do Criador e possuímos infinitos atributos já impressos em nossa Matriz. A maneira como vivemos a nossa vida diária determina grande parte de como evoluímos e crescemos em todos os níveis.
E do que mais poderíamos nos tornar mestres senão de nossas próprias vidas?
Sua vida, exatamente como ela está agora, fornece a você todas as situações apropriadas e necessárias à prática da mestria. É gratificante como nossa percepção de que cada um dos atributos pode evoluir, ser aprimorado e pode até mesmo mudar ao longo do caminho.
Há os que dizem: “Somos Mestres e só precisamos nos lembrar disso”.
Outros que já se encontram nesta afirmação: “Eu sou um Mestre e sei disso!”. Eu me lembro, Eu Sou!
Não importa em qual afirmação destas você se encontra. A Mestria, como a iluminação, não é um objetivo distante. É um modo de viver a vida exatamente aqui e agora!
Um verdadeiro Mestre está constantemente crescendo em sua habilidade de cocriar a vida sempre mais iluminada.
Alguns de vocês podem pensar que será necessário um milagre para mudar o seu mundo. Ninguém precisa esperar que um milagre aconteça para que seu mundo mude.
O maior milagre da sua vida já aconteceu! Você é o milagre!!
À medida que você se torna mais consciente de sua verdadeira natureza e que desempenha um papel significativo na criação de sua realidade, você pode ficar mais confortável com o fato de que a mudança é inevitável.
Acorde, lembre-se, integre e pratique todos os infinitos atributos de Mestria na sua vida diária.
Lembre-se cada vez mais de quem você realmente É!