Entre os fragmentos de conhecimentos ocultos possuídos pelo mundo contam-se os Preceitos Herméticos, reunidos na obra O Caibalion, atribuídos a um sábio que viveu no Egito antigo chamado Hermes Trismegisto “o Três Vezes Grande”, o Mestre dos Mestres
Considerado em seu tempo um Mensageiro dos Deuses, Hermes Trismegisto é mencionado primordialmente na literatura ocultista como o maior de todos os sábios egípcios., o grande criador da Alquimia, além de desenvolver um profundo sistema de crenças metafísicas que hoje é conhecido como Hermética.
Esta ciência permanece viva para reflexão dos estudiosos e de seus preceitos fundamentais, cuja consistência tem sido comprovada através de séculos. Entre as obras mais importantes associadas a Hermes também estão os textos compilados no Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda.
Em 1908, os princípios que regem todas as coisas foram reunidos no livro O Caibalion, escrito pelos Três Iniciados a partir dos livros de Hermes. Muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos popularizados no século XXI, como por exemplo a Lei da Atração.
Segundo os autores, a versão moderna do Caibalion seria apenas uma recompilação de um antigo livro iniciático de mesmo nome e que teria sido transmitido oralmente por gerações, de mestre a discípulo.
O título se refere a uma palavra hebraica que significa “Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima” e compartilha a mesma raiz da palavra “cabala” que em hebraico significa “recepção”.
Nele, se encontram as descrições das 7 Leis Herméticas que regem todo o Universo:
1 – O Princípio do MENTALISMO:
“O todo é Mente; o universo é mental”.
A primeira e mais importante lei hermética fala basicamente sobre o poder da mente. O universo em que vivemos e tudo o que cremos ser realidade é de natureza mental: a natureza, nossas ações, nossos corpos e todo o resto.
Nós somos o que pensamos. Se pensamos coisas boas, coisas boas virão; se pensamos coisas ruins, elas ficarão mais próximas de nós em uma estrutura de forma-pensamento.
O universo é um campo de energia mental em dimensões particulares. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma Mente Divina que contém todo o conhecimento.
Cada individualidade é cocriadora com o Absoluto, participando de sua Mente Universal, conforme pratica seus atributos de mestria. Cada ser humano mortal é uma partícula de Deus adormecida que deve despertar. Isto significa que cada partícula é infinitesimal e eterna. Dizendo de outro modo, cada um é uma individualidade, mas, ao mesmo tempo, é o Todo.
2 – O Princípio da CORRESPONDÊNCIA:
“O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”.
Na segunda lei hermética, compreendemos que para tudo existe uma correspondência no universo, seja no microcosmo ou no macrocosmo.
Usando a Bíblia, como exemplo, este princípio está refletido na analogia de quando “Deus cria os homens à sua imagem e semelhança”. Sendo assim, para compreendermos tudo aquilo que nos cerca, temos que olhar para a sua correspondência e seu padrão em outros lugares. O que há́ “dentro” determina o que haverá́ “fora”.
3 – O Princípio da VIBRAÇÃO:
“Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”.
A terceira lei hermética é amplamente aceita pela ciência moderna e trata do movimento inerente ao universo. Tudo se move, pois tudo vibra. Tudo é composto de átomos em constante vibração.
Nada existe que não seja vibração em si mesma. Som, luz, calor são vibrações. O movimento é o que leva às mudanças e as vibrações ocorrem em diferentes graus. Por meio das vibrações, podemos estar mais próximos do caos ou da harmonia, e isso pode ser totalmente controlado. Nas frequências mais altas estão aquilo que não é visto; nas frequências mais baixas estão as vibrações da matéria.
4 – O Princípio da POLARIDADE:
“Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis”.
Na quarta lei hermética, entendemos que vivemos em um mundo polarizado. Tudo tem uma dualidade: o quente e o frio, o claro e o escuro, esquerda e direita, bem e mal… Quando associamos o princípio da polaridade com o da vibração, porém, compreendemos que as dualidades são duas faces da mesma moeda – em graus diferentes.
O escuro não é nada além da luz ausente; a saúde é ausência de doença. Para evoluir, uma consciência deve transcender a dualidade e integrar os dois polos da mesma realidade. A dualidade é, também, a UNIDADE.
5 – O Princípio do RITMO:
“Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação”.
Na quinta lei hermética, entendemos que vivemos em uma dinâmica de ciclos. O Ritmo pode ser observado em todas as coisas: o dia e a noite, as marés, as estações, o movimento das galáxias, a música, o movimento pendular, o batimento cardíaco (sístole e diástole) a respiração etc.
Tudo o que vai, volta, e vivemos em uma vibração eterna de atração e repulsão, de inspiração e expiração. Assim como podemos estar por cima, certamente voltaremos para baixo, e isso vale tanto para movimentos físicos como o dos astros, frequências mentais e padrões de relacionamento.
Por meio da Neutralização, é possível conquistar maior estabilidade dos ritmos. Ritmo e vibração são duas leis muito unidas em suas funcionalidades. Tudo concorre para que seja mantido o equilíbrio.
6 – O Princípio de CAUSA E EFEITO:
“Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei”.
Na sexta lei hermética, compreendemos que as coincidências nada mais são do que acontecimentos nos quais as causas ainda não foram esclarecidas. Sempre que emitimos um pensamento, um sentimento, uma palavra ou um ato, estamos gerando causas, que inexoravelmente produzirão seus efeitos.
PENSENE: pensamento + sentimento = energia
Num primeiro momento os efeitos se produzirão em nós mesmos, para a seguir, pelo efeito “bumerangue”, através da reação de outras consciências, voltar-se por ressonância para nós, lembram-se dos loopings do infinito? Como o 8
Toda ação tem uma reação e nada é por acaso. Ao dominar os princípios desta lei, é possível ser o agente causador e não apenas sentir os efeitos, de modo que possamos propagar o bem.
“A Inteligência, o Poder e o Amor devem estar sempre em equilíbrio, tendo como parâmetro o fator mais elevado dentre eles. As proporções faltantes se compensarão inevitavelmente.
Quando tal mecanismo é dominado, nos tornamos mestres de nós mesmos. Quando os três fatores coincidem, temos a “Santíssima Trindade”: Ser, Consciência, Vontade – cujo equilíbrio é Perfeição.
Ser é Amor, Consciência é Inteligência Divina, e Vontade é Poder de Deus”
7 – O Princípio de GÊNERO:
“O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação”.
No último princípio hermético, entendemos que o gênero não está apenas naquilo que se reproduz fisicamente, mas também está em planos mentais, naturais e espirituais.
Toda criação deriva de uma força masculina e feminina. Para os chineses, Yin e Yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo.
Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: O yin é o princípio feminino, a água, a passividade, escuridão, absorção. O yang é o princípio masculino, o fogo, a atividade, luz e expansão.
Este princípio encerra a verdade que o gênero é manifestado em tudo; que o princípio masculino e princípio feminino sempre estão em ação, não só no Plano físico, mas também nos planos mental e espiritual.
O Princípio de Gênero opera sempre na direção da geração, regeneração e criação’.
Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois elementos deste grande Princípio.
“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.”
O TODO é tudo o que é REAL. Nada pode existir fora do TODO, porque do contrário o TODO não seria mais o TODO. O TODO É INFINITO, porque não há quem defina, restrinja e limite O TODO. É infinito no tempo, OU ETERNO; existiu sempre, sem cessar, porque nada há que o pudesse criar, e se ele não tivesse existido não podia existir agora; existirá perpetuamente, porque não há quem o destrua, e ele não pode deixar de existir, porque aquilo que é alguma coisa não pode ficar sendo nada.
É infinito no espaço; está em toda parte porque não há lugar fora do TODO; É contínuo no espaço sem cessação, separação ou interrupção, porque nada há que separe, dívida ou interrompa a sua continuidade, e nada há para encher lacunas.
É infinito ou absoluto em Poder; porque não há nada para limitá−lo, restringi−lo ou acondicioná−lo; não está sujeito a nenhum outro poder, porque não há outro poder.
TODO sendo Infinito, Absoluto, Eterno e Imutável, segue−se que tudo o que é finito,
“Enquanto tudo está n’O TODO, é também verdade que O TODO está em Tudo.
Aquele que compreende realmente esta verdade alcançou o Grande Conhecimento.”
AXIOMAS HERMÉTICOS
“A posse do Conhecimento sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressão em AÇÃO é como o amontoamento de metais preciosos, uma coisa vã e tola. O Conhecimento é, como a riqueza, destinado ao USO. Para mudar sua disposição ou estado mental, mude sua vibração. Todos podem mudar as suas vibrações mentais por um esforço da vontade na direção determinada, fixando a atenção sobre um estado mais desejável. A vontade dirige a atenção, e a atenção muda a vibração. Cultive a arte da atenção, por meio da VONTADE para aprender o segredo do domínio dos estados mentais.
A TRANSMUTAÇÃO MENTAL
A Mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de polo em polo, de vibração em vibração.
A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental.”
“O Homem nada sabe; mas é chamado a tudo conhecer.”
Hermes Trismegisto
As leis herméticas: Os Sete princípios fundamentais do Universo